O Pacto Global tem por objetivo encorajar o diálogo entre empresas, governos, sociedade civil e demais componentes, aproximando-os pela busca do desenvolvimento de um mercado global mais justo, inclusivo e sustentável.
Em 2016, a ONU propôs 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para dissociar o crescimento econômico da pobreza, desigualdade e mudanças climáticas.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Os ODS representam um chamado global para ação em áreas fundamentais para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade para todos.
Abaixo estão os 17 ODS:
- ODS 1 – Erradicação da Pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas em todos os lugares.
- ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, e promover a agricultura sustentável.
- ODS 3 – Saúde e Bem-Estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
- ODS 4 – Educação de Qualidade: Assegurar educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
- ODS 5 – Igualdade de Gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
- ODS 6 – Água Limpa e Saneamento: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
- ODS 7 – Energia Limpa e Acessível: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e acessível à energia para todos.
- ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
- ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
- ODS 10 – Redução das Desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
- ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
- ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis: Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis.
- ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
- ODS 14 – Vida na Água: Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
- ODS 15 – Vida Terrestre: Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, e deter a perda da biodiversidade.
- ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, facilitar o acesso à justiça para todos, e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
- ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável.
Esses 17 ODS representam um plano abrangente para enfrentar os desafios globais e criar um mundo mais justo, próspero e sustentável até o ano de 2030.
A ALGAS BRASIL está alinhada com diversos pontos relacionados à maricultura, cultivo e processamento de macroalgas para bioinsumos, com foco no mercado ESG (Ambiental, Social e Governança). Abaixo estão os pontos principais e uma breve explicação no contexto da empresa:
Maricultura Sustentável: A ALGAS BRASIL utiliza práticas de maricultura sustentável, cultivando macroalgas de forma responsável e respeitando os ecossistemas marinhos. Isso se alinha ao objetivo de conservar e utilizar os recursos marinhos de forma sustentável (ODS 14 – Vida na Água).
Cultivo de Macroalgas para Bioinsumos: A empresa cultiva macroalgas, como a Kappaphycus alvarezii, para produzir bioinsumos. Esses produtos são utilizados na agricultura como fertilizantes naturais, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis e reduzindo o uso de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente (ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis).
Processamento Sustentável: A ALGAS BRASIL adota métodos de processamento das macroalgas que priorizam a eficiência energética, redução de resíduos e uso de tecnologias limpas. Isso contribui para a redução da pegada ambiental da empresa (ODS 7 – Energia Limpa e Acessível).
Impacto Ambiental Positivo: O cultivo e processamento das macroalgas pela ALGAS BRASIL ajudam a promover a biodiversidade marinha, melhorando a qualidade dos ecossistemas costeiros e contribuindo para a conservação dos recursos naturais (ODS 15 – Vida Terrestre).
Seguimos firmes no compromisso com o Desenvolvimento Sustentável buscando melhoria contínua em nossos processos para oferecer para a Indústria de Fertilizantes a melhor matéria prima com qualidade e pureza, resultado do nosso sistema de extração exclusivo.
Nosso time técnico está altamente capacitado para atender a indústria, oferecer soluções em formulações para diversas culturas.
Chame em um de nossos canais!
Obrigado por nos acompanhar!
Time Algas BRasil